A RODA ÓCTUPLA DO ANO E OS FESTIVAIS DRUÍDICOS – Samhuinn

Samhuinn, de 31 de Outubro a 2 de Novembro, era um tempo de não-tempo. A sociedade Celta, como todas as sociedades primevas, era altamente estruturada e organizada – toda a gente sabia qual era o seu lugar. Mas para permitir que essa ordem fosse psicologicamente confortável, os Celtas sabiam que tinha de haver um período em que a ordem e a estrutura fossem abolidas – em que o caos pudesse reinar. E o Samhuinn era um desses períodos. O tempo era abolido durante os três dias deste festival e as pessoas faziam coisas loucas – os homens vestiam-se de mulher, e as mulheres de homem. Os portões dos agricultores eram retirados e colocados em valas, os cavalos eram transportados para campos diferentes dos seus donos e as crianças iam bater à porta dos vizinhos, pedindo comida e doces, de uma forma que ainda hoje encontramos, ainda que suavizada, no costume do trick-or-treating no Hallowe’en. [Em Portugal e no Brasil esta tradição é conhecida como Pão-por-Deus.]

Mas por detrás desta aparente loucura encontra-se um significado mais profundo. Os Druidas sabiam que estes três dias possuíam uma qualidade especial. O véu entre este mundo e o Mundo dos Antepassados era afastado durante estas noites e, para aqueles que estavam preparados, podia-se viajar em segurança até ao “outro lado”. Os ritos druídicos, portanto, estavam relacionados com o contacto com os espíritos daqueles que partiram, que eram vistos como fontes de orientação e inspiração, em vez de fontes de receio. A lua negra, a altura em que a lua não pode ser vista no céu, era a fase que regia este período, porque representa uma altura em que a nossa visão mortal precisa de ser obscurecida para que possamos perscrutar os outros mundos.

Os mortos são honrados e festejados, não como mortos, mas como os espíritos vivos dos entes queridos e dos guardiães que detêm a sabedoria da tribo. Com o advento do Cristianismo, este festival tornou-se no All Hallows [Véspera de Todos os Santos] (referido geralmente como Hallowe’en a 31 de Outubro), All Saints [Dia de Todos os Santos] (1 de Novembro) e All Souls [Dia de Finados] (2 de Novembro). Aqui podemos ver claramente a forma como o Cristianismo foi construído sobre fundações pagãs que encontrou enraízadas nas terras a que chegou. Não só o propósito do festival coincide com o anterior, mas também o período pouco usual de tempo do festival é o mesmo.

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